João era um menino curioso e sonhador. Ele gostava de imaginar o que seria quando crescesse. Ele tinha muitas ideias, mas não conseguia se decidir. Um dia, ele resolveu perguntar aos seus pais e aos seus amigos o que eles faziam e o que eles gostavam nas suas profissões.
Ele começou pelo seu pai, que era médico. Ele perguntou: “Pai, o que você faz como médico?” Seu pai respondeu: “Eu cuido da saúde das pessoas. Eu examino, diagnostico, receito e trato as doenças. Eu gosto de ser médico porque eu posso ajudar as pessoas a se sentirem melhor e a viverem mais.
Em seguida, ele foi até sua mãe, que era enfermeira. Ele perguntou: “Mãe, o que você faz como enfermeira?” Sua mãe respondeu: “Eu auxilio o médico no atendimento aos pacientes. Eu faço curativos, aplico injeções, verifico os sinais vitais e dou orientações. Eu gosto de ser enfermeira porque eu posso cuidar das pessoas com carinho e atenção.”
Depois, ele foi até sua escola, onde encontrou seu professor. Ele perguntou: “Professor, o que você faz como professor?” Seu professor respondeu: “Eu ensino os alunos sobre as diversas matérias. Eu preparo as aulas, corrijo as provas, tiro as dúvidas e avalio o aprendizado. Eu gosto de ser professor porque eu posso transmitir o conhecimento e formar cidadãos.”
Em seguida, ele foi até o escritório de seu tio, que era advogado. Ele perguntou: “Tio, o que você faz como advogado?” Seu tio respondeu: “Eu defendo os direitos e os interesses das pessoas. Eu estudo as leis, elaboro as petições, participo das audiências e negocio os acordos. Eu gosto de ser advogado porque eu posso garantir a justiça e a igualdade.”
Depois, ele foi até a obra de seu primo, que era engenheiro. Ele perguntou: “Primo, o que você faz como engenheiro?” Seu primo respondeu: “Eu projeto e construo as obras. Eu faço os cálculos, desenho as plantas, supervisiono os trabalhos e fiscalizo a qualidade. Eu gosto de ser engenheiro porque eu posso criar soluções e melhorar o ambiente.”
Em seguida, ele foi até a loja de sua amiga, que era vendedora. Ele perguntou: “Amiga, o que você faz como vendedora?” Sua amiga respondeu: “Eu ofereço e vendo os produtos. Eu apresento as características, demonstro os benefícios, negocio os preços e fecho as vendas. Eu gosto de ser vendedora porque eu posso satisfazer os clientes e ganhar comissões.”
Por fim, ele foi até o quartel de seu vizinho, que era bombeiro. Ele perguntou: “Vizinho, o que você faz como bombeiro?” Seu vizinho respondeu: “Eu combato os incêndios e salvo as vítimas. Eu uso o uniforme, dirijo o caminhão, apago o fogo e resgato as pessoas. Eu gosto de ser bombeiro porque eu posso proteger as vidas e evitar as tragédias.”
João ficou impressionado com todas as profissões que conheceu. Ele percebeu que cada uma delas tinha suas vantagens e seus desafios. Ele pensou que talvez ele pudesse ser qualquer uma delas, ou até mesmo mais de uma. Ele decidiu que iria continuar estudando e se informando sobre as profissões, até encontrar a que mais combinasse com ele. Ele agradeceu a todos que conversaram com ele e voltou para casa, feliz e inspirado.
Time's up
More texts to read in Portuguese:
Learn places of the city in Portuguese
Learn music genres in Portuguese
Learn diseases in Portuguese
Learn religions in Portuguese
Learn areas of study in Portuguese